Facebook desenvolve satélite e drone que fornecem internet via raio laser

O Facebook está desenvolvendo uma tecnologia para que, no futuro, drones e satélites forneçam conexão de internet com raio laser. A inovação faz parte do projeto Internet.org, conduzido pela rede social para ampliar a conexão à internet para as pessoas ao redor do mundo que ainda estão fora do mundo digital. 
O veículo aéreo não tripulado está sendo criado no Laboratório de Conectividade, cujo trabalho foi detalhado nesta quinta-feira (27) por Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, em sua página na rede. 
Trabalhando nesse projeto estão o Laboratório do Jato Propulsor e o Centro de Pesquisa Ames, ambos da Nasa. O executivo também anunciou que foram incluídos na equipe de desenvolvimento os engenheiros da Ascenta, empresa cujos fundadores foram os responsáveis pelo Zephyr, a aeronave movida a energia solar que

 voou por mais tempo. 
Além disso, Zuckerberg afirmou que o laboratório trabalha em novas formas de fornecer internet via satélite e via laser. O grupo trabalha para desenvolver diferentes soluções para prover conexão a comunidades com diferentes densidades populacionais. 
Drones alimentados por energia solar que possam sobrevoar locais por meses são a aposta para fornecer internet a áreas suburbanas em regiões limitadas geograficamente. Para regiões com densidade populacio 
nal menor, satélites. 
Tanto um sistema quanto o outro colocarão em prática a tecnologia de comunicação óptica espacial (FSO, na sigla em inglês), que usa raios de luz infravermelho para transmitir dados do espaço. 
"Nós continuamos a fazer essas parcerias, mas conectar o mundo todo requer inventar novas tecnologias também", disse Zuckerberg. 
O projeto Internet.org foi lançado pelo Facebook em agosto de 2013, ao lado das fabricantesSamsung e Nokia (eletroeletrônicos), Ericsson (equipamentos de telecomunicação), Qualcomm e Media Tek (semicondutores) e do navegador Opera. O objetivo é desenvolver soluções para levar internet aos 5,4 bilhões de pessoas sem internet no mundo. Desde então o grupo já aumentou. 
"Em nossos esforços para conectar todo o mundo com o Internet.org, nós temos trabalhado em formas de emitir internet do céu para as pessoas", afirmou Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, em sua página na rede. 
Segundo o Facebook, os esforços da companhia renderam frutos. Atuando junto a provedores de conexão nas Filipinas e no Paraguai, ajudaram 3 milhões de pessoas a acessarem a internet, o que dobrou a população de internautas nesses países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço "Utilidade Pública da Web " Tenha em mãos as facilidades que a Internet nos proporciona.
Clique aqui para ser direcionado ao Site.
Pedido de certidões do Estado de SP aqui
Em Em outros estados, consulte aqui
Clique aqui para ser direcionado ao Site.
Rastreamento de compras na Internet faça aqui
De outros Países, faça aqui
Clique aqui para ser direcionado ao Site.
Somente para o estado de São Paulo clique aqui
Para outros estados, faça aqui
Clique aqui para ser direcionado ao Site.
Além de compras em lojas online, também de sua cidade poderá fazer reclamações, faça aqui

Simule seu Imposto de Renda a Pagar aqui,
Consulte a situação do seu CPF aqui
Crie acesso ao Extrato do IRPF aqui

Para seu Celular, Smartphone e Iphone
Aplicativos para IRPF e outros Clique aqui
Cadastrar celular para receber SMS Clique aqui